APRESENTAÇÃO
O Centro Acadêmico (CA) é uma entidade estudantil deliberativa que representa o corpo discente de um curso de nível superior, regulamentado pela lei federal nº 7.395 de 31 de outubro de 1985 e reconhecido pelo Código Civil Brasileiro como associação sem fins lucrativos.
As funções de um CA são diversas e abarcam a organização de atividades acadêmicas, como eventos, debates discussões, semanas temáticas, atividades culturais, recepção das e dos calouros do curso, convocar assembleias e reuniões, realização de projetos sociais e de extensão universitária, envolvimento em lutas políticas, reivindicação do direito das e dos estudantes, acolhimento de denúncias, mediação do diálogo entre conselhos e discentes, dentre outras funções.
SALA DO CAPe
Localização: AT1 - sala 15
​
Nosso espaço físico é compartilhado com o Centro Acadêmico da Música (CaMús) e é um local onde discentes utilizam para descansar, conversar, estudar, rodas de conversa, reuniões, ler livros e também é onde ocorre as reuniões semanais do CAPe (feitas anteriormente a pandemia).
Dentro da nossa sala existem livros disponíveis, materiais pedagógicos, fotos e lembranças de outras gestões do CAPe. Atualmente temos sofás, uma mesa grande, cadeiras e dois armários disponíveis para todes guardarem suas coisas com segurança.
Prezamos que este espaço seja um local seguro, acolhedor, respeitoso e que seja cuidado e mantido por todes.
​
AUTOGESTÃO
Há diversos modelos de regimes de gestão de um CA, podem ser gestões verticais como regime presidencialista ou de colegiado. Alguns CAs optam por modelos de autogestão, como o caso do Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPe), que no lugar de uma gestão eleita, todas/os discentes do curso podem ter participação ativa e voz nas reuniões e decisões.
Esse regime autogerido contrapõe a estrutura hierárquica, não há nenhuma forma de liderança e atua de forma horizontal. Nesse caso, as pessoas deixam de reportar a um superior, porém seguem um conjunto de acordos e código de ética firmados coletivamente, pois esses acordos formam uma estrutura organizacional que prevê que todos/as tenham o mesmo poder de decisão e autoridade.
Erroneamente, muitas pessoas podem compreender a autogestão como uma forma desorganizada de se agir, ou uma bagunça em que se pode atuar da forma que achar conveniente. Este preconceito estabelecido ao longo dos últimos 150 anos não compreende que a autogestão é um meio extremamente organizado de defesa de direitos e luta política. Neste sistema organizativo, tem-se a estruturação de tarefas, estratégias, diálogo igualitário e resultados provenientes de esforços coletivos.
Além disso, o CAPe expõe a partir de sua experiência e contato com outros CAs autogeridos, que a autogestão alcança maior engajamento discente, melhora adaptação de novos membros e membras, prevê horizontalidade na tomada de decisões e assim, envolve mais o corpo discente nas deliberações do curso.
​
QUER ATUAR NO CAPe?
​
Toda participação na autogestão é bem vinda a qualquer momento. Sugerimos que antes de nos contatar, informe-se sobre nossos acordos e Código de Ética que regem o funcionamento dessa autogestão.
Em fevereiro de 2020, ao receber nossos caloures 020 o CAPe em conjunto com o CaMús promoveu uma intervenção artística nas paredes da sala dos CAs, pois anteriormente o local havia sido pintado de branco, sem autorização ou aviso prévio, apagando nossa história e expressões conquistadas ao longo dos anos. Veja algumas fotos dessa intervenção: